fbpx

Ministério da Saúde estipula que o lote com 3 milhões de vacinas da Janssen chegará ao Brasil apenas na semana que vem

Foto: Dado Ruvid/Reuters

Por João Pedro Gomes

Foi informado pelo Ministério de Saúde que o lote com 3 milhões de doses da vacina Janssen contra a Covid-19 não chegará ao Brasil ainda nesta semana. A expectativa é que venham na semana que vem, todavia, ainda não há data prevista. Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirma que o motivo da demora é por “questões regulatórias nos EUA”. 

Os 3 milhões que possivelmente chegarão ao Brasil neste mês são uma parcela antecipada da parte total, 38 milhões de doses que foram compradas pelo governo federal em março deste ano. A antecipação foi anunciada por Queiroga no começo de junho, quando havia preocupação com o prazo de validade das doses, que acabou ampliado.

O governo federal havia afirmado que os lotes chegariam entre domingo (13) e terça-feira (15), mas isso não ocorreu. Ainda na terça, Queiroga foi questionado sobre o recebimento dos lotes, e informou: “Ainda não sei detalhes. Mas quarta deve chegar”, disse, na ocasião. 

Ainda na terça-feira (15), o Ministério da Saúde informou por meio de uma nota que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”. A confirmação de que as doses não chegariam nesta semana foi na quinta-feira (17).

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *