
Por Gabriela Santos
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou que o período da piracema no Tocantins termina no próximo dia 28 e até lá, continua proibido o exercício da pesca em todas as modalidades nos cursos d’água dentro do Estado. De acordo com informações divulgadas pela pasta sobre esse período, que também é chamado de defeso, é fundamental para que as espécies mais importantes dos recursos pesqueiros consigam depositar uma quantidade de ovos e larvas nos rios, para garantir sua manutenção no futuro.
Segundo informações do Instituto, o período de defeso é a medida de proteção legal criada para garantir que os peixes consigam realizar suas migrações reprodutivas, mas também é popularmente conhecido como piracema. Além disso, a pasta salientou que algumas espécies do rio Tocantins foram avaliadas com risco na Lista Oficial Nacional de espécies ameaçadas de extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Proteção a diversidade de espécies
Conforme foi relatado pela pasta, o Tocantins possui uma das maiores diversidades de espécies de peixes do mundo e para preservar essa diversidade de espécies e como exemplo citaram a arraia-maçã, ou aramaçá espécie que foi avaliada como Criticamente em Perigo de Extinção, uma vez que seus ambientes foram severamente alterados pela construção de grandes barramentos.
Revisão por Ivan Trindade