fbpx

Nostalgia! 30 anos de Street Fighter 2: Confira curiosidades sobre este clássico

Imagem: Divulgação/Street Fighter II.

Por João Pedro Gomes

Neste mês de fevereiro, o jogo de luta ‘Street Fighter 2’ completa 30 anos. Lançado em 1991, o jogo é um marco na história dos fliperamas e bateu recorde de vendas no Super Nintendo (console de videogame popular nas décadas de 90 e 00), além das tendências que criou e que são adotadas até a atualidade. Bateu uma nostalgia? Confira algumas curiosidades sobre SFII: 

O game da Capcom marcou a infância de diversas pessoas que hoje são adultas e ainda é muito popular nos dias de hoje por conta de suas batalhas com golpes especiais e combos. Inclusive, este marco teve seu surgimento por causa de um erro em Street Fighter II – The World Warrior (1991), que permitia golpes em sequência, sem vias de defesa do adversário. A ideia foi aperfeiçoada e se tornou o grande marco que é hoje.

Além disso, a febre foi tão grande que os jogadores conseguiram até mesmo quebrar o código do jogo e fazer alterações não-oficiais. Street Fighter “de rodoviária” era como os jogos alterados eram conhecidos popularmente: era possível trocar personagens no meio do combate e ainda encher a tela de golpes. 

Isso fez com que a empresa responsável pelos lançamentos, a Capcom, se atentasse mais ao lançamento e atualização das versões do jogo. Ele foi relançado várias vezes ao longo dos anos: SFII Turbo – Hyper Fighting (1992) e Super SFII (1993) são exemplos conhecidos.

Sabia que, graças à popularidade do game, existe um live-action protagonizado por Jean-Claude Van Damme? Street Fighter – A Última Batalha (1994) foi um dos primeiros longas sobre jogos para o cinema. Apesar disso, o filme foi criticado por ser pouco fiel aos jogos.

Já que o jogo fez um grande sucesso nos fliperamas, sua adaptação aos consoles caseiros não demorou. Street Fighter II, de Super Nintendo, teve seu lançamento em 1992 e logo tornou-se um dos cartuchos mais vendidos do sistema.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *