fbpx

Nova remessa com doses da Pfizer e AstraZeneca chegaram em Palmas nesta terça-feira (04)

Imagem: Ascom Sesau/ Carla Cleto

Por João Pedro Gomes

Chegou durante a madrugada desta terça-feira (04), no aeroporto de Palmas, a primeira carga de doses da Pfizer, com 3.510 unidades. Vieram também, no mesmo voo, 42 mil vacinas da Astrazeneca. A Secretaria Estadual de Saúde informa que as vacinas da Pfizer ficarão apenas em Palmas, e a secretaria municipal de saúde poderá retirá-las a partir de quinta-feira, 05. 

De acordo com o Ministério de Saúde, as doses da Pfizer serão destinadas à pessoas gestantes, puérperas, com comorbidades e/ou com deficiência permanente. Todavia, os estados e municípios poderão realizar suas próprias estratégias locais. 

A nova remessa da AstraZeneca e da Coronavac poderão ser retiradas pelos municípios a partir das 14h de quarta-feira, 05, nos polos de distribuição em Palmas e Araguaína. O Tocantins já recebeu 382.350 doses, e dessas 336.939 foram distribuídas em todo o Estado, que já vacinou 280.914 pessoas.

Regras da Anvisa

Em concordância com os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o transporte da Pfizer será realizado em embalagens especiais que garantem a temperatura negativa entre -25°C e -15°C, além de que as doses serão armazenadas em uma câmara fria especial. As equipes técnicas e de saúde tanto do estado quanto do município já receberam as orientações necessárias no que tange o armazenamento, prazos de aplicação e temperaturas. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *