fbpx

Novidade: Agrotins 2022 contará com Hospital veterinário com atendimento de plantão

Foto: Divulgação Agrotins 2022/ Governo do Tocantins


Por Ivan Trindade


A edição de 2022 da Agrotins, Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins contará com a estrutura de um Hospital Veterinário (HVET). A unidade está sendo organizada por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) em parceria com o curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra) e, tem como objetivo realizar atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento.

A Agrontis acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional. De acordo com a organização, a chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14 após a finalização da feira. Em razão disso, o Hospital Veterinário estará de plantão 24h na Agrotins desde o dia 8, tendo como objetivo de prestar atendimento, se necessário, aos animais que serão expostos na feira caso aconteça algum acidente no transporte e /ou desembarque e embarque, dando assim suporte técnico veterinário aos produtores.

Segundo a Seagro, a expectativa é que nenhum animal necessite de atendimento para algum caso mais grave. “Mas se necessário for, estaremos preparados”, disse Mara Luce Borges Leal, gerente de Pecuária da Seagro.

Serviços Realizados

O HVET, de acordo com os representantes da Ulbra, irá realizar serviços como: inseminação artificial, reprodução animal, entre outros. Atualmente a equipe do HVET conta com 24 médicos veterinários (dentre professores, residentes e preceptores). Nesta equipe encontram-se profissionais especialistas em diversas áreas, como diagnóstico por imagem, anestesiologia, cirurgia, dermatologia, reprodução, dentre outras áreas.

O produtor interessado pelos serviços poderá ligar no 3219-8026 para esclarecimento de quaisquer dúvidas”, ressalta Gabriela Fachine, da coordenação do curso de Medicina Veterinária do CEULP/Ulbra.Para a Agrotins 2022 a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços oferecidos.

Agrotins

Em 2022, dessa vez totalmente presencialmente, a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins tem com o tema: “Integrar, Intensificar para Preservar” e, tem como objetivo apoiar e incentivar a continuação da produção da agricultura sustentável, bem como também apresentar novidades para o desenvolvimento da produção no Tocantins. A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *