fbpx

O Youtube completou 16 anos nesta segunda-feira (15)! Confira algumas curiosidades sobre a plataforma

Imagem: Divulgação/Youtube

Por João Pedro Gomes

O Youtube completa 16 anos nesta segunda-feira, 15, e a plataforma passou por diversas mudanças desde o seu surgimento, em 2005. Criada por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o site de vídeos mais famoso do mundo foi adquirido pelo Google em 2006, e é o maior motor de buscas na internet, perdendo apenas para o próprio Google.

Quer sentir um pouco de nostalgia? Confira imagens de como era o design da plataforma no início de tudo:

Primeira homepage da plataforma. Imagem: Web Designer Museum

A primeira página inicial apenas a logo, campo de buscas, algumas tags e outros detalhes. O layout era bem enxuto, mas logo evoluiu para uma homepage com mais elementos gráficos e os conteúdos ganharam uma atualização para “Vídeos em destaque hoje”. 

O primeiro vídeo publicado na plataforma foi postado dia 23 de abril de 2005, por Jawed Karim, um dos fundadores do site. Com o título “Me at the Zoo” (eu no zoológico), o clipe de 19 segundos mostra o rapaz falando sobre como “os elefantes são legais” no zoológico de San Diego, Califórnia.

Primeiro vídeo da história do Youtube.

No ano de 2006, o Google comprou o site por 1,65 bilhão e a partir daí, o site teve diversas alterações até chegar a versão final que é hoje. O reprodutor de vídeo da plataforma, por exemplo, também passou por muitas mudanças. A opção de tela cheia não existia na época, bem como a marcação de tempo na barra de reprodução. Além disso, o player exibia a logomarca do YouTube no canto inferior direito dos vídeos, em um tamanho exageradamente indiscreto. 

Player do Youtube em 2005. Imagem: Reprodução/Jeremiah Owyang

Em 2007, a plataforma já registrava mais de 100 milhões de visualizações diárias. No ano de 2008, o reprodutor já suportava vídeos na resolução 480p e legendas podiam ser incluídas pelos criadores, que podiam adicionar arquivos de vários idiomas. Em 2009, chegou a resolução HD (720p).

No ano de 2010, o botão de curtir com o “dedinho pra cima” estava disponível e se tornou uma das marcas do site, deixando para trás a forma de avaliação com 5 estrelas. Além disso, com o intuito de que mais vídeos fossem vistos, a opção “reprodução automática” também surgiu.

Hoje, a plataforma conta com mais de dois bilhões de usuários, quase um terço da internet. Ele está presente em mais de 90 países e suporta 80 idiomas, e seu público predominante é de homens, que representam cerca de 62% do público.

Revisão por Ivan Trindade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *