fbpx

Onda de frio chega ao Tocantins e Inmet emite alerta de perigo em algumas regiões do estado

Foto: Instituto Nacional de Meteorologia

Por João Pedro Gomes

Nesta quinta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de uma onda de uma onda de frio que deve atingir mais de 40 municípios das regiões centro, sudeste, sul e oeste do Tocantins. Outros estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia também devem ser afetados. 

O aviso possui o grau ‘perigo’ de alerta e a previsão é de que a temperatura caia até 5°C da média por um período de três a cinco dias. A queda nas temperaturas já é sentida pelos moradores desde o início da semana, porém, a situação é perigosa para pessoas em situação de rua.

O professor do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) explica esse evento: “As nuvens funcionam como termorreguladoras. Elas aprisionam a energia e fazem com que haja esse calor. A partir do momento que o sol se põe e não tem a nebulosidade a energia não vai ficar retida e vai se perder. Como ficamos 12 horas sem a presença do sol, toda essa energia que recebemos durante o dia vai ser perdida durante a noite. Quando chega a madrugada a temperatura consequentemente são mais baixas”, elucidou.

Palmas registrou, nesta semana, a temperatura mais baixa do ano até o momento: 17.2°C. Os termômetros marcaram temperaturas ainda menores em cidades como Lagoa da Confusão e Rio Sono, com 13°C.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *