fbpx

Pacientes com vitiligo podem buscar tratamento na rede de saúde municipal

A consulta clínica destes pacientes é feita inicialmente na USF. Crédito/Foto: Raiza Milhomem.

Por Gabriela Santos 

A Prefeitura de Palmas divulgou que disponibiliza atendimento e tratamento para vitiligo, por meio de consulta clínica destes pacientes é feita inicialmente na Unidade de Saúde da Família (USF) por uma equipe multiprofissional. De acordo com divulgação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), se houver necessidade de atendimento especializado, o paciente é encaminhado por meio do sistema de regulação para consulta com médico dermatologista. 

A pasta informou também que atualmente a procura para tratar o vitiligo, ainda é pequena, mas que na rede municipal são atendidos os casos menos graves, quando a doença atinge apenas uma parte do corpo. Já os casos em que a doença está mais avançada, afetando diversas áreas do corpo, são encaminhados para os hospitais de referência do Estado. 

Vitiligo 

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *