fbpx

Pesquisa aponta que Tocantins é o 8º no país que mais gerou empregos nas Micro e Pequenas Empresas em 2021

Foto: Internet


Por Ivan Trindade

Em 2021, o Tocantins foi o 8º estado do país que mais gerou empregos nas MPE (Micro e Pequenas Empresas). Na comparação das federações da região norte, o estado ficou em 6º lugar. Já os Pequenos Negócios, de acordo com a pesquisa, geraram 15.766 empregos. Contudo, nas MGE (Médias e Grandes Empresas), o saldo foi negativo para o período (-504). O estudo foi desenvolvido pelo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Os municípios do Estado do Tocantins com maior saldo de empregos gerados no ano foram Palmas (5.528), Araguaína (2.006), Gurupi (1.047) e Paraíso do Tocantins (739). Segundo o Sebrae Tocantins, os dados mostram mais uma vez que, mesmo nesse cenário de crise sanitária, os pequenos negócios foram responsáveis por gerar 100% do saldo de empregos gerados no Tocantins. O setor que mais gerou empregos nas MPE tocantinenses foi o de serviços (em 1º lugar com saldo de 6.102 empregos), seguido do comércio (saldo de 5.147), construção (2.223), indústria (1.122), agropecuária (592) e empresas do ramo mineral (488).  

“Podemos concluir que ao final de 2021 o saldo foi positivo. Teve meses em alta, outros em baixa, mas terminamos o ano com saldo positivo. Isso faz com que o Sebrae reafirme o sucesso de seu propósito em transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comemora o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes.

“A atuação do Sebrae por meio da melhoria do ambiente de negócios, da gestão e do apoio ao acesso ao crédito neste momento de crise causada pela COVID-19, sem dúvidas foram ações fundamentais para que os pequenos negócios pudessem manter-se ativos e gerando novos postos de emprego no Tocantins. Isso faz com que o Sebrae reafirme o sucesso de seu propósito em transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comemora o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *