fbpx

Pfizer deverá anunciar em breve fábrica no Brasil; expectativa é de 100 milhões de doses ainda em 2022

Imagem: Reuters/Carlos Osorio

Por João Pedro Gomes

A farmacêutica Pfizer irá anunciar, em breve, a produção de vacinas no Brasil. Uma fábrica será construída no país com o objetivo de auxiliar e abranger todos os países que formam a América Latina, de acordo com interlocutores da própria empresa. A cúpula farmacêutica se reunirá com o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) para realizar o anúncio publicamente.

A notícia foi concedida ao jornal Folha de São Paulo por representantes da farmacêutica. Com a fabricação dos imunizantes no Brasil — principalmente neste período, com o avanço da cepa Delta e o recente anúncio da terceira dose para reforçar a proteção contra o vírus — o país também poderá contar com a Pfizer junto ao Instituto Butantan e ao Fiocruz, que já produzem vacina em terras brasileiras há meses.

Além disso, a Pfizer anunciou, em nota, que possui intenção de firmar uma parceria com a farmacêutica brasileiro Eurofarma, que “realizará atividades de fabricação dentro da cadeia de fornecimento e rede de fabricação de vacinas contra a Covid-19 globais da Pfizer e da BioNTech”. Marcelo Queiroga disse em entrevistas que a fábrica é primordial “para o desenvolvimento do complexo industrial farmacêutico através da iniciativa privada, sem necessidade de fomento direto do governo”.

A expectativa é entregar 100 milhões de doses ainda em 2022 com a instalação imediata de equipamentos e do início das atividades no Brasil. A Pfizer já possui fábricas em quatro continentes e mais de 20 instalações no mundo. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *