fbpx

Prazo para solicitação de Curso de Formação de Brigadistas pelos municípios encerra dia 15

As capacitações deverão ocorrer a partir do dia 20 de maio até o dia 15 de julho. Crédito/Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins.

Por Gabriela Santos 

Segundo informações divulgadas pelo Governo do Tocantins o prazo para que os municípios firmem o termo de Cooperação para a solicitação do Curso de Formação de Brigadistas encerra no próximo dia 15. 

De acordo com a pasta, a capacitação visa formar brigadistas para o encargo  durante o período de combate às queimadas urbanas e rurais no Tocantins. Conforme a Portaria 003/2022/CODEC, publicada no Diário Oficial do Estado dia 02 de março de 2022, que estabelece os requisitos e prazos para a realização do Curso de Brigada para os municípios,  as Prefeituras poderão  recontratar quem já atuou em 2020 e 2021, sem a necessidade de uma nova participação no curso de Formação de Brigadistas junto à Defesa Civil Estadual. Entretanto, mesmo que seja preciso apenas revalidar os certificados dos brigadistas é necessário a assinatura do Termo de Cooperação pela Prefeitura. 

O Governo informou que a documentação das Prefeituras com o Termo de Cooperação junto a Defesa Civil/Corpo de Bombeiros Militar deverá ser encaminhada para o e-mail: defesacivil@bombeiros.to.gov.br. As capacitações deverão ocorrer a partir do dia 20 de maio até o dia 15 de julho. Entre alguns critérios para os interessados em ser brigadistas, a Portaria define que é preciso ter idade entre 18 e 50 anos, ser alfabetizado e ser capaz de executar as atividades em campo.

Já na fase preparatória das brigadas, cada integrante participa das aulas teóricas e práticas, com conteúdos relacionados à prevenção e combate a incêndio, técnicas de combate, conceito do fogo, primeiros socorros, entre outros. Ao todo são 24 horas de capacitação, sendo que o aproveitamento mínimo de cada um deverá ser de 70%. À Prefeitura cabe cuidar de toda a parte logística relacionada ao curso.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *