fbpx

Prefeitura alerta: usuários do SUS devem manter cadastro atualizado

Foto: Raiza Milhomem

Por Ivan Trindade



Para agilizar o atendimento da população palmense, nas unidades que ofertam serviços públicos de saúde, a Semus, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, emitiu um alerta informando a importância da atualização do cadastro. De acordo com a pasta, o call center usualmente entra em contato com os pacientes, para convocá-los para fazer exames, consultas e procedimentos. Por isso, o usuários do Sistema Único (SUS) da Capital devem sempre atualizar as informações no cadastro, o que pode ser realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua referência.

Maressa Ribeiro, diretora da Vigilância em Saúde da Semus, afirmou que em alguns casos, os pacientes cadastram um número de telefone no sistema da rede e quando o trocam não atualizam sua ficha na unidade. “Isso dificulta o contato com o usuário e em consequência a perda de um exame ou procedimento solicitado e agendado. “Sempre que mudar o endereço, telefone e outras informações importantes, ele deve ir até a unidade de referência e cadastrar essas novas informações, pois todo o contato desses procedimentos é feito por meio do perfil do usuário”, disse.

Cartão SUS

Para solicitar o seu cartão SUS é preciso comparecer a qualquer unidade de saúde da rede de Atenção Básica. Nesses locais, será feito um cadastro e a carteirinha será impressa e entregue ao paciente. No cartão deve constar um número de identificação com nome, sexo e data de nascimento.

Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar segunda via em qualquer unidade de saúde próxima de sua residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *