fbpx

PrevIncêndio visita comunidades de Taquaruçu Grande e dá orientações para evitar incêndios em época de estiagem

Imagem: Reprodução/JA

Por João Pedro Gomes

Uma ação com a população de Taquaruçu Grande foi realizada no último sábado (21), visando sensibilizar e prevenir queimadas neste período de estiagem. No total, 121 propriedades num raio de 100 quilômetros foram visitadas pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio). 

Cerca de 40 pessoas estiveram envolvidas nas visitas às pessoas da região e se dividiram em equipes que seguiram por cerca de nove rotas diferentes. Neste ‘Dia D’, assuntos como queimadas, riscos de incêndios, danos materiais e à saúde e hábitos corretos de manejo do solo e práticas alternativas no período de estiagem foram explanados. 

Além disso, orientações sobre formas corretas de armazenamento e descarte inadequado de resíduos no meio ambiente, principalmente sobre os que podem provocar combustão espontânea e também sobre como manter o mato aparado para minimizar os riscos de fogo descontrolado foram fornecidas. 

Recentemente, um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que o Tocantins contabilizava, até o dia 16 deste mês, 5.142 focos de queimada, ocupando a 5ª posição num panorama nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso (com 8.879 focos), Pará (6.454), Amazonas (5.754) e do Maranhão (5.169). Além disso, o estudo mostrou também que o Cerrado, bioma que constitui mais de 80% do Estado, é o segundo mais atingido pelas queimadas em 2021, perdendo apenas para a Amazônia.

A ação do PrevIncêndio foi coordenada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil e Guarda Metropolitana Ambiental, Organização Não Governamental Água Doce, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), BRK Ambiental, Energisa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Segurança Pública (Seisp).

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *