fbpx

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é lançado nesta quinta-feira, 20

Foto: Divulgação Evento

Por Ivan Trindade


Foi lançado nesta quinta-feira, 20, o programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A ação, conforme o Ministério Público do Estado, que integra o grupo de órgãos participantes, busca conscientizar e orientar os gestores das cidades do País, sobre a promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade. O lançamento ocorreu no canal do Tribunal de Contas da União no Youtube, às 10h.

O programa faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, coordenado pelo Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Rede de Controles nos Estados, com apoio de diversas entidades e da Confederação Nacional dos Municípios; e em âmbito estadual, impulsionado pelo Fórum de Combate à Corrupção (Focco), o qual o Ministério Público do Tocantins integra.

A ação, conforme os organizadores, visa também reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, bem como combater um dos problemas crônicos da sociedade brasileira, que ao longo dos anos vem trazendo sérias consequências sociais e econômicas ao País, e é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes, em todos os estados da federação).

A partir de hoje, então, por meio de uma plataforma de autosserviço online e contínua, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, identificando previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir do diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico, que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade. O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *