fbpx

Quatro dias após seu início, incêndio na serra do Lajeado é contido por força-tarefa com o auxílio da chuva

Imagem: Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros

Por João Pedro Gomes

Os focos de incêndio que atingiram a serra do Lajeado ainda no último sábado (28) foram controlados nesta terça-feira (31), segundo a Prefeitura de Palmas. Graças a chuva que atingiu a capital, as equipes conseguiram extinguir os dois maiores focos. Apesar disso, existe um terceiro ponto em fogo sendo monitorado, mas deve ser apagado assim que as chamas chegarem a uma área acessível.

A estiagem ajudou o fogo a se propagar com mais facilidade e rapidez. Segundo os Bombeiros, o foco de incêndio mais difícil de ser combatido era próximo aos paredões de pedra, já que não era seguro fazer o combate pelo solo visto que o local possui diversos penhascos. A seca dos rios próximos também dificultou a ação pelo ar, já que o helicóptero tinha que fazer um trajeto maior para conseguir água para apagar o fogo, indo em rios mais distantes. 

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama, afirmou: “As equipes de brigadistas e bombeiros estão acompanhando e realizando o combate nos locais onde o terreno é favorável. A chuva que caiu hoje cedo foi de grande ajuda para o controle do fogo, mas precisamos ser vigilantes, pois na sequência é provável que os focos de calor voltem a aumentar”.

O Tocantins já registrou, desde o início do ano, 6.833 focos de queimadas, 2.757 sendo apenas no mês de agosto. A força-tarefa no combate dos incêndios foi composta pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper).

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *