fbpx

Raia e Jorge Gabriel: dois jovens artistas promissores

Foto: Acervo pessoal

Coluna por Philipe Ramos

Chegando aqui para a minha segunda coluna na PMW DIGITAL trazendo um pouco de música para tempos tão complicados. Está cada dia mais difícil viver num país com esse governo genocida. A casa idoso que a gente vê tomando vacina o nosso coração enche de alegria, mas é só abrir um abrir um site de notícias e ver as manchetes que o desânimo vem. 

Posso dizer tranquilamente que a minha salvação tem sido a música. Acho que é a única coisa legal que faço no meu tempo livre (e haja tempo livre dentro de casa). Ouvir música, ouvir música e ouvir música. Se você está triste, a única coisa que posso te recomendar é ouvir música, já que não dá pra confiar num futuro próximo esperançoso com o governo que tá aí.

Então vamos falar de música. Na coluna passada eu havia comentado sobre o novo álbum da banda Sopru. Pois é, já tem data para lançamento. É dia 18 de abril. No mês que vem esta coluna já tem um tema. 

Hoje quero trazer dois lançamentos recentes da música tocantinense: os singles novos de Raia e Jorge Gabriel. Dois jovens promissores da nossa cena.

Foto: Acervo pessoal

Eu pedi para que eles comentassem para a coluna sobre as músicas que eles lançaram. Inspiração, composição, sonoridade…

Começo com o Jorge Gabriel, artista de R&B/Hip Hop, que lançou o single C.S.L (Se Sentir Livre é a Lei):

“O meu terceiro single “C.S.L (Se Sentir Livre é a Lei)”, busca referências em gêneros como grunge, hip hop e trap trazendo influência e atitude de bandas clássicas dos anos 90 e 2000 à linguagem atual, como Bad Bunny e Post Malone. “C.S.L (Se Sentir Livre é a Lei)” tem como principal assunto o esforço pela persistência e a busca pela otimização de nossas vidas. A temática está presente na letra da canção em versos como “quero que saiba que nada foi em vão / me olho na selfie e vejo lágrimas no aço / eu não sou o 1º, sou dia 28 de março”. Composta em março de 2020, relata uma realidade de erros em busca de acertos, em como em um ambiente de solidão o peso de cada decisão se torna mais nítido e difícil de carregar, mas não impossível. O single foi composto, gravado, produzido e finalizado pelo próprio artista em seu homestudio em Palmas durante os meses de março e dezembro de 2020 juntamente a diversas outras obras que sairão mensalmente nos canais oficiais do Jorge Gabriel.”

Raia lançou o single “Assim” na sexta-feira, 2 de abril, já como prévia do seu novo álbum.

“”Assim” é uma balada romântica de arranjo singelo: vibrafone e violão composto por RAIA. A música será lançada com clipe, registro da gravação em estúdio do 1° álbum autoral de RAIA. O videoclipe foi apoiado via Lei Aldir Blanc, pela Fundação Cultural de Palmas, e se insere no projeto “Crie Seu Videoclipe com Raia”, no qual a artista partilha o fazer audiovisual independente. O single estará no disco ” Deixa Raiar”, resultado de um financiamento coletivo, que tem data de lançamento para junho de 2021.”

Viu aí: dois artistas jovens produzindo muita música e com planos ousados para os próximos meses. Prestigie a cena local!


Material também publicado na 13ª Edição da Revista PMW Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *