fbpx

Retorno às aulas presenciais ocorre esta semana no Tocantins; Confira as medidas

Imagem: Divulgação/Governo do Estado

Por João Pedro Gomes

As aulas retornaram esta semana nas escolas municipais e estaduais. Nesta segunda-feira (02) o estado retoma as atividades, assim como o município, que volta na terça-feira (03). O novo formato permitirá que os alunos voltem às escolas e acompanhem os estudos de forma presencial e híbrida, ou seja, as turmas serão divididas em duas e se revezarão semanalmente entre ir ao colégio e assistir às aulas on-line. 

A Secretaria da Educação (Seduc) informou que nos municípios do interior do Tocantins o retorno deverá respeitar medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19 adotadas em cada município. Caso a cidade possua um decreto suspendendo as atividades presenciais nas escolas, as atividades deverão continuar de maneira on-line. Ainda de acordo com a Seduc, os 494 colégios da rede estadual foram capacitados para garantir a segurança e saúde dos alunos e profissionais.

No começo do ano houve um breve retorno das aulas presenciais em parte das escolas estaduais, porém, foram suspensas novamente com o agravamento da pandemia no Tocantins. Já em Palmas, os alunos acompanharam as atividades por meio da ferramenta on-line Palmas Home School durante todo o primeiro semestre do ano. 

Para o ensino médio, o formato híbrido com 50% de capacidade de cada turma estará em vigor, caso os municípios autorizem o retorno presencial. Além disso, de acordo com a Seduc, haverá demarcação de espaços para que o distanciamento seja mantido; Álcool 70%, locais de higienização das mãos e termômetro para aferição de temperatura corporal também serão disponibilizados para os alunos e as equipes envolvidas. O Governo alega ainda que distribuiu máscaras para estudantes e servidores, além de protetor facial para professores. 

Já na rede municipal fundamental de Palmas, as turmas serão subdivididas em grupos: o primeiro será formado pelos primeiros nomes da lista de chamada, organizada em ordem alfabética, com aulas presenciais durante uma semana, enquanto o restante acompanhará as atividades online. Na semana seguinte, o Grupo 2, composto pelos demais alunos, terão as aulas presenciais e o Grupo 1, aulas online. Vale ressaltar que os horários de lanche e entrada e saída dos estudantes será diferente para cada turma, além de que, segundo a Prefeitura, a temperatura de todos será aferida a cada duas horas.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *