fbpx

Saúde alerta sobre a baixa procura de vacinas e o preenchimento correto do cartão de vacinação

Vacinação é a melhor maneira para prevenir contra doenças imunopreveníveis. Crédito/Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins.

Por Gabriela Santos 

Com objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção contra diversas doenças, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou orientações e campanhas de vacinação, devido à baixa procura nas unidades de saúde.

A pasta alertou ainda sobre a extrema importância de se manter a imunização em dia e ter o cartão de vacinação preenchido de forma correta. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente 47 vacinas, para muitas doenças, a começar nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. 

De acordo com o órgão, o cartão de vacina é um documento que, além de comprovar imunidade, também é obrigatório em viagens nacionais e internacionais; para admissão em escolas, faculdades e até para contratações no mercado de trabalho. A emissão e a atualização do cartão de vacinação são de inteira responsabilidade das unidades municipais de Saúde.

Dados

Dados da Gerência Estadual de Imunização apontam que o Tocantins apresentou de janeiro a dezembro de 2021, a seguinte cobertura das principais vacinas oferecidas pelo SUS: BCG 83,96%, Rotavírus 77,49%, Pentavalente 78,09%, Poliomielite 68,09%, Pneumocócica 10 Valente 82,38%, Meningocócica C 77,43%, Febre Amarela 67,80%, Tríplice Viral 78,36%, Hepatite A 77,43%, Influenza 77,29% e HPV meninas 50% e meninos 29%.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *