fbpx

Semus de Gurupi reduz período de aplicação da segunda dose da AstraZeneca para 60 dias

Foto: Marcos Veloso/Prefeitura de Gurupi/Divulgação

Por João Pedro Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi decidiu adiantar a aplicação da segunda dose da vacina AstraZenca a partir desta segunda-feira (12). De acordo com o município, o objetivo é ampliar a porcentagem da população completamente imunizada contra a Covid-19. A medida também serve para evitar atrasos, visto que o recomendado é tomar a segunda dose três meses após a aplicação da primeira, todavia, o índice de retardo é considerado alto no Tocantins

O secretário municipal de Saúde, Relmivam MIlhomem, afirma que a medida é indicada pela fabricante da vacina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A redução do tempo de aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca segue as orientações já permitidas, informação que pode ser conferida na bula do imunizante”, explicou.

É importante reiterar que a aplicação da primeira dose da vacina continuará sendo aplicada em grupos prioritários: dentre outros, pessoas com mais de 60 anos; portadores de comorbidades acima de 18 anos; grávidas e puérperas com comorbidades e acima de 18 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar comprovante de residência em Gurupi, documentos pessoais, comprobatórios da categoria, cartão de vacina e o do SUS. 

O secretário de saúde conclui: “Essa medida é em benefício da saúde da comunidade, queremos assegurar o quanto antes uma maior proteção da população, evitando que as pessoas percam o prazo da D2 e, também, conter possíveis novas variantes”. A aplicação das doses está ocorrendo nas UBSs Sol Nascente, Rosendo e Parque das Acácias, além da Policlínica.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *