fbpx

Simulação de evacuação em acidente com barragem irá acontecer em Lajeado

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Por Ivan Trindade


Irá acontecer no próximo dia 17 de novembro, uma simulação de uma possível evacuação em caso de acidente com barragem em Lajeado. O acontecimento da medida foi definido em uma reunião que ocorreu entre forças de segurança e moradores da cidade. A ação visa conscientizar a população do município, que está abaixo da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, sobre a importância de saber o que fazer e/ou para onde ir num possível rompimento das estruturas.

A realização da simulação obedece a uma legislação Federal e, neste caso, tem o Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual como parceiros. Vão participar também: Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria – Palmas), Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Prefeitura de Lajeado.

As estruturas vão começar a ser montadas dia 16 de novembro, segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o Tenente-Coronel Erisvaldo Alves o risco de a barragem colapsar é muito pequeno, contudo, o que se faz agora é o cumprimento da lei de segurança de barragem, que obriga esses exercícios, pois caso venha a ocorrer um acidente, a população e os órgãos de segurança, têm que estar preparados. “É uma ação muito válida para o alinhamento das instituições, definição de como vai se proceder o simulado e, a partir daí, buscar a integração entre todos. A boa comunicação precisa fluir entre todos, para que no dia se consiga um bom exercício e vermos a capacidade de resposta das agências numa situação real”, destacou o Tenente-Coronel.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, afirmou que a população já vem sendo avisada há um bom tempo, pois já foram instaladas sirenes e placas no perímetro urbano, “sinalizando e orientando a movimentação das pessoas em eventual situação de desastre da barragem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *