fbpx

Taxa de desocupação bate recorde no país e Tocantins registra mais de 8 mil pedidos de seguro-desemprego no primeiro trimestre

Imagem: Agência Brasília

Por João Pedro Gomes

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desemprego no país bateu recorde, com 14,7% registrado apenas no primeiro trimestre de 2021. O número representa 14,805 milhões de brasileiros desempregados. No Tocantins, 8.445 pedidos de seguro-desemprego foram realizados no período de janeiro a março de 2021, segundo informações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua) apontou, no fim de maio, que a taxa de desocupação do Tocantins no primeiro trimestre do ano havia crescido. A porcentagem, estimada em 16,3%, mostrava um aumento de 5,1 pontos percentuais (p.p.) comparada ao ano anterior. Ainda de acordo com essa pesquisa, o número de pessoas desempregadas chegou a 123 mil apenas no estado, com aumento de 42 mil pessoas (51,5%) em relação ao mesmo período de 2020. 

No último trimestre de 2020, o mercado de trabalho no Tocantins até apresentou uma leve recuperação, com alta no nível de ocupação (de 47,3% para 51%) e queda na taxa de desemprego, que ficou em 10,5%. O desemprego avançou no primeiro trimestre do ano e atingiu recordes. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *