fbpx

Terceira fase da Campanha de Vacinação contra H1N1 tem início em Palmas nesta quarta-feira, 09

Imagem: Edu Fortes/Prefeitura de Palmas

Por João Pedro Gomes

A terceira fase da Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1) teve início nesta quarta-feira, 09. Agora, a imunização contra o vírus da gripe tem como grupo principal as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras comorbidades especiais, como pessoas com deficiência permanente. Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de segurança e salvamento; forças armadas; profissionais do sistema de privação de liberdade, bem como a população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas também estão incluídos como prioridade. 

A Central de Vacinas de Palmas informa que a imunização contra o vírus da gripe reduz as complicações, internações e mortes decorrentes das infecções causadas pelo H1N1, o que evitaria o colapso do serviço de saúde em momentos pandêmicos. Também é solicitado para quem tomou a vacina que fique atento ao prazo da segunda dose, já que ela deve ser tomada no intervalo de 14 dias.

A terceira etapa vai até o dia 9 de julho, mas quem pertence aos outros grupos prioritários e ainda não se vacinou, pode buscar uma das unidades de saúde de Palmas para se imunizar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cerca de 32 mil pessoas já foram vacinadas na capital, e a meta é de 65 mil cidadãos dos grupos prioritários.

Para tomar a vacina, basta se apresentar na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa com documento de identificação (RG, CPF ou CNH), cartão de vacinas e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem tiver alguma doença crônica não transmissível ou deficiência permanente deve apresentar laudo comprovando a condição, além da receita de medicação de uso recorrente, ou exames. Já os trabalhadores das áreas prioritárias devem comprovar o vínculo, apresentando contracheque, crachá do trabalho, declaração ou ofício da empresa, e carteira do conselho de classe. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *