fbpx

Testes de Covid-19 serão feitos gratuitamente no Parque dos Povos Indígenas até 3 de maio, em Palmas

Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Por Ivan Trindade

Testes gratuitos para detecção ou não de covid-19 serão realizados, a partir desta segunda-feira, 26, no Parque dos Povos Indígenas, em Palmas. A ação deverá ocorrer até a próxima sexta, 3, sempre das 18h às 22h, e é aberta a toda a população. Segundo a prefeitura, a expectativa é que 200 pessoas sejam testadas por dia, número que pode ser ampliado a depender da adesão do público.

Também conforme a prefeitura, nessa semana, serão testados trabalhadores da saúde atuantes na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul), em Taquaralto. A medida segue uma ação do Executivo de averiguar o quadro de saúde de pessoas que têm muito contato com a população, como na semana passada, quando a Secretaria de Saúde realizou ações de testagem com entregadores e motoristas de aplicativo, servidores municipais das secretarias de Controle Interno, Finanças e, também, da Guarda Metropolitana de Palmas. Ao todo, 548 pessoas foram testadas, sendo que 56 tiveram IgG positivo, que confirma presença ativa do vírus, e quatro IgM positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.

Caso tenha sintomas, a secretaria orienta que, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde.

O exame poderá ser realizado na USF se o paciente já estiver a partir do 8° dia de sintoma, no momento da consulta, com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

Os exames para detecção da doença realizados no Município são do tipo teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *