fbpx

Tocantins chega a marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra Covid-19

Foto: Ascom Sess/TO

Por Ivan Trindade

Conforme relato da SES, Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira, 17, o Tocantins chegou à marca de 1.018.358 de doses de vacinas contra à Covid-19 aplicadas no Estado. Conforme a pasta, o número inclui D1, D2 e dose única. Até o momento, 18,10% da população está totalmente imunizada com a 2ª dose ou vacina de dose única.

Segundo a tabela de imunização de grupos prioritários e população em geral acima de 18 anos, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), o Tocantins  espera que sejam imunizadas 1.161.000 pessoas. Até o momento, já foram aplicadas 1 milhão de doses, o que equivale a 86% do referido público-alvo inicial imunizado com, pelo menos, uma dose.

Em nota, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, afirmou que o fato de atingir 86% do público alvo a ser vacinado, com pelo menos 1 dose, é relevante e demonstra que estamos no caminho certo. “O Tocantins está com média de vacinação diária de 10 mil doses, com a regularidade da distribuição de imunizantes pelo MS. Com a significativa  melhora da logística de distribuição das doses, determinada pelo Governador Mauro Carlesse, em breve alcançaremos a meta de imunização total dos tocantinenses, já estabelecida pelo Governo Federal”, celebra.

É importante lembrar que todos os que não tomaram a vacina de dose única, devem esperar o tempo certo para tomar a segunda dose, que irá garantir total imunização. A população total do Estado, segundo estatística do IBGE é de 1.605.000 pessoas. Por consequência, a diferença resultante – aproximadamente 444.000 pessoas – possuem entre 0 e 18 anos sem comorbidades, público este, ainda não inserido – pelo Ministério da Saúde – na vacinação contra a Covid-19.

Ainda de acordo com a Ses, desde o início da vacinação contra Covid-19, em janeiro de 2021, houve significativa queda de casos confirmados da doença, além das internações pela enfermidade. Segundo dados do Integra Saúde, houve queda em todos os indicadores, entre março a julho deste ano. Em março de 2021, foram contabilizados, por exemplo, 640 óbitos; já no mês julho o número caiu para 120. A queda pode ser verificada mês a mês, abril 516 (-19%), maio 345 (-33%), junho 283 (-18%) e julho 120 (-58%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *