fbpx

Tocantins expõe criatividade local durante o Salão do Artesanato de Brasília

Nos dois dias de feira, o estande do Tocantins comercializou mais de mil peças. Crédito/Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Por Gabriela Santos

O Governo do Tocantins levou para o 15º Salão do Artesanato – Raízes do Brasil, as biojoias do projeto Xambiart confeccionadas em madeira, semente e fibra. Segundo informações divulgadas pela pasta, somente nos dois primeiros dias de feira foram comercializadas no local 1.004 peças e encomendadas outras 378, gerando quase R$ 50 mil reais em vendas.

A pasta salientou que a participação dos artesãos no evento gera retorno para a comunidade não apenas financeiro, como também de cidadania. Além disso,  as biojoias e cofos (cestaria) têm as mulheres como principais produtoras das peças que revelam um pouco do modo de vida indígena, além de ser  importante fonte de renda. As etnias Karajá e Xerente também estão representadas no estande do Tocantins.

Salão do Artesanato

Conforme informações divulgadas pelo Governo do Tocantins, o evento é realizado com recurso federal, por meio do PAB, da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, o Salão abre espaço para a participação de todos os estados. O Tocantins selecionou os participantes por meio de chamada pública e garantiu o transporte dos artesãos e seus produtos a Brasília.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *