fbpx

Tocantins inicia capacitação para uso do teste rápido de Hanseníase

Por Gabriela Santos

 O Governo do Tocantins iniciou série de capacitações sobre o uso do teste rápido de hanseníase para os profissionais de saúde (enfermeiros e médicos) da Atenção Básica. Segundo informações divulgadas pela pasta, o Brasil passará a ofertar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) esses testes para diagnóstico da doença em nível assistencial, de forma universal e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a pasta, inicialmente, quatro municípios: Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. A primeira capacitação será realizada em Palmas no período de 09 a 13 de maio, a partir das 13h, no Instituto Vinte de Maio (FESP) e aulas práticas em Unidades de Saúde da Capital.

Na semana de 23 a 27 de maio será a vez dos profissionais de saúde de Araguaína. Já no mês de junho estão sendo programadas as capacitações para os municípios de Porto Nacional e Gurupi.

Capacitação 

O Governo informou que a capacitação faz parte do Projeto APELI (ação para Eliminação da Hanseníase), e será realizada pela Fundação Alfredo da Mata (FUAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *