fbpx

Tocantins não registra nenhuma ocorrência significativa durante o ENEM 2020

Foto: Ascom SSP-TO

Por Luiz Filho

No último domingo, 17 de janeiro, ocorreu a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), com esforços da equipe preparada para a ocasião, as provas foram realizadas sem ocorrências e seguiu todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Um gabinete de monitoramento foi montado nas dependências do Sistema Integrado de Operações (SIOP), e serviu como base para centralizar e sistematizar todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao ENEM 2020. O gabinete esteve conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, responsável por reunir e acompanhar em tempo real informações de possíveis situações e ocorrências em todo o país.

De acordo com nota divulgada pela própria SSP-TO, o ENEM é um evento ‘tranquilo’, sem muitas ocorrências, que a operação tem como objetivo resolver de forma rápida possíveis situações que possam atrapalhar a aplicação das provas.

O gabinete de monitoramento foi composto por representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Na segunda etapa da prova,  que se realizará no próximo domingo, 24 de janeiro, o gabinete ainda estará em ação, seguindo o Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública – Enem 2020 (PEAISP), desenvolvido especialmente para ocasião, devido ao atraso causado pela pandemia e as normas sanitárias da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *