fbpx

Tocantins participa de reunião com o Conselho do Consórcio para aquisição da vacina Sputnik V

Imagem: Divulgação/BrC

Por João Pedro Gomes

Nesta quinta-feira, 22, o secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique Armando, participou de uma reunião com o Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC), em formato virtual, onde foi informado o quantitativo de vacinas da Sputnik V que virão para os participantes do Consórcio pelo Fundo Soberano Russo.

De acordo com Armando, o Consórcio Brasil Central está em negociação para adquirir 28 milhões de vacinas da Sputnik V, sendo que 4 milhões desse total devem ser destinados ao Tocantins. “Na reunião de hoje, fomos informados que o contrato deverá chegar a Brasília nos próximos dias, já que hoje chegaram os quantitativos mensais que serão recebidos pelo Consórcio, incluindo detalhes referentes ao cronograma de entrega dos lotes com as doses para cada estado consorciado”, informou.

Paco Brito, secretário executivo do BrC e vice-governador do Distrito Federal, afirmou que informações como quantitativo global da compra, cotas e formato da distribuição para cada um dos consorciados constam no Acordo de Confidencialidade: “Estamos bem avançados para concretizar a compra”, afirmou; ele ainda disse que a compra está condicionada a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“Nossa intenção é distribuir 4 milhões de doses para cada consorciado”, pontuou Brito. O BrC é constituído pelos seguintes estados: Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Maranhão e Rondônia. 

Até a última quinta-feira, 22, o Estado já havia recebido um total de 351.850 doses da vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), e desse quantitativo, 140.063 pessoas receberam a 1ª dose, enquanto 50.129 receberam também a 2º dose, o que totaliza 198.192 pessoas vacinadas, ou 9,41% da população.
Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *