
Por João Pedro Gomes
Chegaram ao Tocantins, nesta quinta-feira (1º), mais 32.190 imunizantes contra o coronavírus, sendo que destas, 24.000 são da AstraZeneca/Fiocruz e 8.190 da Pfizer/Biontech. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e as novas vacinas devem agilizar o processo de vacinação da primeira dose na população.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que sejam priorizados estes grupos: servidores do Sistema Privado de Liberdade e população privada de liberdade; Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; Trabalhadores Industriais, de Transporte Coletivo, Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso; e pessoas sem comorbidades de 59 a 55 anos.
Diana Sena, gerente de Imunização, ressaltou que caso as cidades já tenham atingido esses grupos prioritários, podem avançar com a vacinação da população: “Muitos municípios já estão vacinando a população em geral, e com este quantitativo que está sendo entregue pelo Ministério da Saúde iremos ampliar a população em geral vacinada no Estado”.
Dados do Vacinômetro mostram que o quadro de imunização do município ainda é baixo, visto que apenas 9,53% da população tomou as duas doses (D1 e D2) ou dose única. No total, 436.367 pessoas (27,44%) já tomaram a D1, 145.292 cidadãos (9,14%) a D2, e 6.181 foram vacinados com a Janssen, de dose única.
Revisão por Ivan Trindade