fbpx

Tocantins recebe mais 5.400 doses da Coronavac

Foto: Divulgação SES/TO

Por Ivan Trindade


Chegaram na madrugada desta terça-feira, 26, mais mais 5.400 doses da vacina Coronavac, para a realização da imunização contra a Covid-19. Os medicamentos serão, de acordo com o Governo Estadual, distribuídos de forma integral, entre os 139 municípios do Tocantins.

Em nota encaminhada para a imprensa, o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que especificamente nesta remessa não serão feitas reservas técnicas. “Todas essas doses serão distribuídas, a partir de amanhã, às cidades, isto, a fim de favorecer a logística para os municípios”, disse. “Nós queremos otimizar a entrega destas vacinas ao grupo prioritário que será imunizado neste momento, assim fazemos um planejamento prévio para a entrega destes imunizantes”, concluiu.

Ainda segundo o Executivo, as novas doses recebidas foram encaminhadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Palmas, onde será feita a conferência. A previsão é que algumas doses já sejam encaminhadas nesta quarta-feira, 27, ao Polo de Distribuição da Central Estadual de Imunização da região Norte do Tocantins, em Araguaína.

Vacinação no Tocantins

O Tocantins recebeu em oito dias, 60.900 doses de vacinas para imunização contra a Covid-19, sendo 44.000 Coronavac 1; 11.500 Astra Zenica 2 (Índia) e 5.400 Coronavac 2.

Munido de 466 mil seringas com agulhas e mais 117.200 unidades adquiridas para iniciar o processo de vacinação contra a COVID-19, o Tocantins foi um dos primeiros Estados a apresentar o Plano Estadual de Imunização. Além disso, o processo de compra de mais 1.665.957 seringas já foi licitado e concluído.

A Prefeitura de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) também divulgou um plano de imunização no último dia 15: cerca de 14 mil pessoas receberão a imunização na primeira fase da vacinação, dentre profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, e indígenas. 

Eficácia da vacina

De acordo com dados da Anvisa, a CoronaVac tem eficácia de 50,38% em casos comuns, 78% em casos leves e 100% em casos moderados e graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *