fbpx

Vacinação contra raiva começa neste sábado, na região norte de Palmas

Foto: DiIvulgação/Internet

Por Ivan Trindade


A Campanha de imunização da raiva dos cães e gatoso na região norte de Palmas começa neste sábado, das 07 às 17h. A medida faz parte de um grupo de ações que estão sendo realizadas pelo Executivo, nos meses de março e abril, os animais foram vacinados na zona rural da Capital.

Durante a vacinação na zona rural de Palmas, realizada entre março e abril deste ano, 5.848 animais receberam a vacina. De acordo com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, a expectativa é a de vacinar 22 mil animais, nas campanhas que serão realizadas neste sábado, próximo dia 29 de maio (região central) e 5 de junho (região sul).

Serão disponibilizados 16 postos de vacinação, distribuídos em vários pontos do município, para facilitar a vacinação nestas três datas. Uma equipe composta por 72 técnicos atuará na logística, suporte e vacinação no decorrer de todo dia de campanha. 

Vacina contra Raiva

A validade da vacina da raiva é de um ano, portanto os animais que foram vacinados com período de mais de um ano, devem receber a nova dose. A raiva é uma zoonose causada por vírus da família rhabdoviridae, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém, é prevenível através do uso de vacinas. A vacinação é a principal ação de controle da raiva no mundo, sendo responsável pela redução do número de casos de raiva animal, e consequentemente, da raiva humana.

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura) de outro mamífero. Os principais animais responsáveis pela transmissão da raiva são: cães, gatos e morcegos hematófagos, fitófagos, frugívoros e outros.

Coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, afirmou que as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle da raiva constam na Programação Anual de Saúde (PAS) para o ano de 2021, com meta para vacinar aproximadamente 26.503 cães e 5.603 gatos na zona urbana e rural de Palmas.

Veja abaixo os locais onde a vacinação ocorrerá:

303 Norte –  Praça Central // 305 Norte – Escola Municipal Paulo Freire // 403 Norte – Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade // 405 Norte – Escola Municipal Beatriz Rodrigues // 407 Norte – Escola Municipal Pr. Paulo Leivas Macalão // 409 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 409 NORTE) // 603 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 603 NORTE) // 111 Norte  – Sede da UVCZ // 508 Norte –  Escola Municipal Daniel Batista // 404 Norte – Escola Municipal Monsenhor Pedro P. Piagem // 503 Norte – Escola Municipal Luiz Gonzaga // 406 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 406 NORTE) // 105 Norte –  CAPS // 105 Norte  –  Igreja Católica São Judas Tadeu // 204 Norte –  Praça dos Povos Indígenas // 108 Norte – Praça Central // 110 Norte  – Escola Municipal Anne Frank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *